Ato público em defesa da educação e da Petrobrás e Marcha das Margaridas marcam as atividades da semana do CNG

margaridasOs delegados da UFRPE Luciano Francisco, Manoel Nunes e Rogério Antônio, atualmente os representantes do CLG/UFRPE em Brasília, vêm participando de várias atividades importantes junto a companheiros e companheiras de todo o Brasil. A semana começou com a participação do CNG/FASUBRA na Aula Magna da Universidade de Brasília (UnB). A categoria aproveitou o espaço cedido pelo reitor Ivan Camargo para apresentar os motivos da greve.

Na terça-feira (11), os técnico-administrativos participaram de ato público em defesa da democracia, da educação e da Petrobrás na Câmara dos Deputados. Com o tema “O pré-sal é da educação”, trabalhadores se manifestaram em defesa da destinação dos recursos da exploração do petróleo para área da educação. A representação da FASUBRA se pronunciou contrário a qualquer movimento conservador, que não respeite a vontade popular expressa nas urnas em 2014, além disso ressaltou a luta contra a EBSERH, contra o ajuste fiscal que cortou mais de 10 bilhões da educação e contra o Projeto de Lei 131/2015 de autoria do senador José Serra – que retira 30% da participação mínima da Petrobrás nos projetos de exploração do pré-sal. Entre outros pontos levantados pela federação na ocasião, estiveram a exploração do Campo de Libra, a destinação dos royalties para a educação e a precarização das universidades.

cng manuel 5      cng manuel 2

Ontem, quarta-feira (12), foi o dia da quinta Marcha das Margaridas, evento que contou com cerca de 70 mil trabalhadoras. A caminhada partiu do Estádio Mané Garrincha, sentido Esplanada dos Ministérios, na contramão da N1. A Marcha reivindicou o combate à pobreza, o fim da violência contra as mulheres, pela defesa da soberania alimentar e nutricional e na construção de uma sociedade sem preconceitos de gênero, de cor, de raça e de etnia, sem homofobia e sem intolerância religiosa.

Visitas aos gabinetes do deputados – O CNG se dividiu em equipes para visitar os gabinetes dos Deputados com o objetivo de solicitar o apoio para a luta dos técnico-administrativos. Os companheiros da UFRPE aproveitaram para visitar a bancada de Pernambuco.


Voltar