Bolsonaro quer destruir o seu sindicato, mas você pode impedir

Filiação-2019

Não é à toa que a campanha de filiação do SINTUFEPE/UFRPE deste ano tem o mote “Ninguém solta a mão de ninguém: juntos somos mais fortes”. Avança a ofensiva do governo Bolsonaro contra os direitos trabalhistas e democráticos. O governo agora mira o direito do trabalhador se aposentar, com a Reforma da Previdência. Para evitar a resistência aos seus ataques, o governo edita a Medida Provisória (MP) 873, em uma clara uma investida contra o direito democrático de organização da classe trabalhadora. O objetivo é desmontar os sindicatos.

A contribuição sindical é voluntária e permitida pelo filiado, mas a MP 873 proíbe que ela seja garantida na folha de pagamento, desrespeitando a Constituição Federal, como também a liberdade de escolha dos sindicalizados (liberdade sindical individual). A intenção do governo é enfraquecer a luta contra ataques como a Reforma da Previdência, descapitalizando os sindicatos, que terão um grande aumento nos custos com pagamento via boleto e nenhum tempo hábil para implementar a mudança, uma vez que ela já está vigente. Esta Medida pode inviabilizar a atividade sindical e a existência dos sindicatos, já que compromete o custeio básico das entidades e o pagamento do salário de seus funcionários.

O SINTUFEPE/UFRPE já está tomando as medidas jurídicas cabíveis na tentativa de manter a consignação das mensalidades sindicais em folha de pagamento, além de, nacionalmente, através das federações, estar pressionando o Congresso para que este derrube tamanho retrocesso. Todavia, a batalha pela liberdade sindical só será vencida com o conjunto dos trabalhadores.

Bolsonaro quer destruir o seu sindicato, nos quer desunidos e fracos, mas você pode impedir. Se não é filiado, filie-se à sua entidade sindical. Se já é filiado, precisamos que você faça o recadastramento de seus dados para que possa continuar fazendo a sua contribuição sindical. Acesse sintufepeufrpe.org.br/index.php/filie-se ou se informe através do fone (81) 9.9724.0053. Juntos somos mais fortes.

 


Voltar