Caminhada denuncia política de arrocho salarial do governo e cortes na Educação

caminhadaAto contou com a presença de técnicos administrativos, docentes e estudantes da UFPE, UFRPE e IFPE

Na manhã da última quarta-feira (12) trabalhadores e estudantes da UFRPE, UFPE e IFPE fortaleceram o Agosto Vermelho com uma caminhada para denunciar os cortes na Educação e a política de arrocho salarial do governo sobre profissionais da Educação Pública. A concentração foi em frente à sede do SINTUFEPE/UFRPE, onde foi oferecido um café da manhã para dar energia aos participantes, que seguiram em marcha pela Avenida Dom Manuel de Medeiros, no bairro de Dois Irmãos, Caxangá, BR101, passando pelo Hospital das Clínicas e finalizando na Reitoria da UFPE. O percurso foi de aproximadamente 6,5 km.

Durante a caminhada, a população recifense foi informada sobre os ataques do governo Dilma (PT) contra os trabalhadores da educação e o descaso com as universidades federais. Os estudantes – que também sofrem com os cortes na educação – também aproveitaram para denunciar os atrasos nos pagamentos das bolsas estudantis, cortes de benefícios, além da precarização nas instituições.

ciranda   caminhada 2

Ao chegar em frente ao Hospital das Clínicas os manifestantes dançaram uma ciranda para protestar contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e as péssimas condições do HC. A caminhada teve seu fim na reitoria da UFPE, onde foram realizadas intervenções sobre a greve dos técnico-administrativos e a necessidade de se fortalecer e unificar cada vez mais as lutas por uma Educação Pública de Qualidade.

O evento foi organizado pelo Fórum Unificado em Defesa da Educação, composto por docentes, técnicos administrativos e estudantes da UFPE, UFRPE e IFPE e será aberto a qualquer cidadão e profissional da Educação. Nesta segunda-feira (17), o Fórum irá se reunir para avaliar a caminhada e programar novas ações.

Caminhada em Defesa da Educação na mídia:

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/08/12/interna_vidaurbana,591966/professores-estudantes-e-tecnicos-da-ufpe-ufrpe-e-ifpe-fazem-passeata-e-protesto.shtml

http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cotidiano/noticias/arqs/2015/08/0181.html

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/educacao/noticia/2015/08/12/profissionais-e-estudantes-da-ufpe-ufrpe-e-ifpe-realizam-caminhada-em-defesa-da-educacao-194036.php

http://www.cbnrecife.com/noticia/docentes-estudantes-e-tecnicos-administrativos-da-ufrpe-fazem-passeata-e-protesto


Voltar