Campanha de Doação de Sangue fez parte do calendário de greve dos TAE’s da UAG

Atividade teve como principal objetivo incentivar as pessoas a tornarem-se doadoras

Na última greve os técnico-administrativos da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) participaram da Campanha “Sangue pela Educação” junto com os companheiros do IFPE-Caruaru. Este ano de 2015 não foi diferente e, mais uma vez, o CLG/UFRPE mobilizou a categoria para aproveitar o movimento grevista e fazer dele também um momento para salvar vidas e incentivar as pessoas a tornarem-se doadoras.

Dessa vez, a atividade de greve foi deliberada e promovida pelo CLG/UAG em parceria com o Hemope e aconteceu durante o período de 15 a 19 de junho, no Hemocentro Regional Garanhuns. Na tarde da quarta-feira (17) houve uma mobilização do comando no local de doação. Além do incentivo à campanha de doação de sangue, o ato solidário visou também dar visibilidade à greve dos técnicos em educação. Alguns terceirizados também marcaram presença. Na ocasião, os TAE’s também assistiram à palestra sobre doação de médula óssea.

UAG 2 uag

Durante a manhã houve uma reunião do CLG/UAG onde foram discutidos temas como estatuinte, jornada de 30 horas, ponto eletrônico e terceirização. A FUNPRESP também foi salientada, além da necessidade de se discutir as questões trabalhistas entre técnicos, docentes e estudantes para que haja uma conscientização sobre a luta pelos direitos dos trabalhadores.

UAG 3Sobre doação de sangue – O processo de doação é rápido e seguro, sem riscos de contaminação. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. As doações ao HEMOPE de Garanhuns podem ser feitas de segunda a sexta-feira, entre 13:30h às 17:30h, e ele fica localizado na Rua Gonçalves Maia, s/n, bairro Heliópolis. Fone: (87) 3761-8520.

Veja abaixo algumas recomendações* se você deseja tornar-se um doador e ajudar a salvar vidas:

– ter idade entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde, bem alimentado e descansado;

– apresentar documento oficial de identificação com foto; se for menor de 16 anos, deve estar acompanhado de um dos pais ou responsável legal;

– não ter consumido bebida alcóolica no período de 24 horas antes da doação, nem ter fumado ou ingerido comida excessivamente gordurosa até duas horas antes.
– não ter feito procedimentos cirúrgicos, tatuagem, acupuntura ou endoscopia recentemente;
– gestantes e lactantes e pessoas que fazem uso regular de insulina ou medicamentos de controle de pressão arterial também não podem ser doadoras.

– também não podem ser doadores pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

* Para informações mais detalhadas sobre esses critérios ou outras dúvidas com relação à doação de sangue, por gentileza, procure o HEMOPE.

 


Voltar