Comunidade Acadêmica da UFRPE viveu dia de mobilização contra a PEC 241

forumA data foi marcada por protestos, exposição artística e roda de diálogo

O dia 24 de outubro de 2016 ficou marcado em todo o país como mais um importante passo rumo à greve geral e contra a Proposta de Emenda Constitucional 241/16. A categoria dos técnico-administrativos da UFRPE se juntou a docentes e estudantes em mais um Dia Nacional de Lutas para pressionar os deputados a votarem contra a PEC 241, que se aprovada irá congelar o orçamento dos serviços públicos durante 20 anos. A segunda-feira (24) foi marcada por protestos contra os ataques aos direitos sociais e trabalhistas desferidos pelo governo Temer, além de exposição artística e rodas de diálogo.

Durante a tarde foi realizada uma roda de diálogo em frente à sede do sindicato, com o tema “A Reforma do Ensino Médio e os riscos às licenciaturas”. A atividade que teve os explanadores Juliana Alves (História UFRPE), Philipe Ricardo (Cuca Te Pega) e Rebeca Oliveira (DED/UFRPE) foi organizada pelo Fórum Social Universitário da UFRPE, com o apoio do Coletivo Geral da UFRPE Pela Democracia e da Comissão de Mobilização da Greve.

O debate abordou o impacto e os danos que serão causados pela Medida Provisória 746 que prevê a reformulação do ensino médio, sem nem ao menos discutir com a sociedade brasileira. Pontos como a flexibilização curricular, aumento da carga horária e a não obrigatoriedade de disciplinas como arte, educação física, filosofia e sociologia também foram pontos debatidos.

protesto

Protesto e ocupação – Após a roda de diálogo, estudantes, professores e técnicos realizaram um cortejo simbólico da Universidade em Luto, fechando a via local que corta a UFRPE. Depois os estudantes ocuparam o CEGOE, em protesto contra a PEC 241, a Reforma do Ensino Médio, o Projeto Escola Sem Partido e outros ataques do Governo à Educação. Os universitários estão solicitando o apoio de toda a comunidade acadêmica na doação de água, comida e material de higiene.

Dia 25 de outubro – Participação no ato unificado, com concentração na Faculdade de Direito, a partir das 15h. O sindicato irá disponibilizar transporte em frente à sede, a partir das 13h.

 


Voltar