Delegação com 33 representantes da base do SINTUFEPE/UFRPE participa do XXIII CONFASUBRA

DSC_0130

Dois diretores do SINTUFEPE/UFRPE foram eleitos para atuar no Conselho Fiscal da Federação

No período de 06 a 11 de maio, a delegação do SINTUFEPE/UFRPE participou do XXIII CONFASUBRA, na cidade de Poços de Caldas – MG. A semana foi de muita discussão sobre a conjuntura atual, além de temas como organização e estrutura sindical, comunicação, raça e etnia, LGBTI, mulheres, relação de trabalho, a situação das universidades públicas, entre outros.

O SINTUFEPE seção sindical UFRPE participou do Congresso com 33 delegados, entre eles técnico-administrativos da ativa, aposentados e pensionistas, todos eleitos em assembleias de base da categoria que ocorreram na UAG, UAST, Estações de Parnamirim, Ibimirim, Carpina, na sede da UFRPE, UACSA e CODAI.

O Confasubra é a instância máxima de deliberação da categoria. Além de definir um plano de lutas, o Congresso também elegeu uma nova direção para a Federação e os novos membros do Conselho Fiscal. A XXIII edição do congresso contou com a presença de mais de 1000 delegados e delegadas de todo o país.

Segundo a coordenação geral da Federação, “ativistas de diferentes gerações estiveram presentes no congresso, expressando uma vitória importante para a organização dos trabalhadores mais novos que estão começando sua carreira com gente mais experiente, aposentandos e aposentados num movimento vivo, legitimando a Fasubra como uma das entidades sindicais mais importantes do funcionalismo”.

Já para a direção colegiada do SINTUFEPE/UFRPE, a categoria sai fortalecida do Congresso. O debate sobre as opressões cresceu e foi criada uma pasta LGBTI na FASUBRA. Além disso, se discutiu a conjuntura atual, carreira, HUs, jornada de 30 horas, assuntos de aposentadoria e foi construído um plano de lutas.

Apresentação das teses

DSC_0114Para abrir os debates, no 1º dia do Confasubra foram feitas as defesas das 10 teses, sendo elas: RESSIGNIFICAR – É hora de Ressignificar a FASUBRA pela base;CUT ART SIND – Articulação Sindical da CUT; Movimento Luta de Classes – Derrotar o governo golpista e dos banqueiros! Construir o Poder Popular e o Socialismo!; Coletivo Unidade, Resistência e Luta; Frente Base – Organizar os debaixo para derrubar os de cima; Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – Por uma Fasubra Classista, Unitária e de Luta; MOVIMENTO SONHAR E LUTAR –  Vamos à Luta pela BASE!; Pensamento Sindical Livre (PSLivre); MANIFESTE-SE – “Manifesto por uma FASUBRA democrática, transparente, classista e combativa!”; Militantes Independentes – Juntos Somos Fortes!.

Durante as teses, as correntes políticas manifestaram seus diferentes pontos de vista. Entre eles, alguns defendiam que de fato houve um golpe no país e a FASUBRA deve se posicionar contrária à prisão de Lula; já outros entendem que a Federação não deve se posicionar a favor da liberdade de Lula. Apesar das diferenças ideológicas, as teses giravam em torno da unidade entre as centrais sindicais e movimentos sociais para construir um calendário de lutas unificado contra os ataques do governo e a retirada de direitos.

A noite se encerrou com a apresentação cultural da banda The Pulso In Chamas.

Conjuntura e Universidades, Direitos Sociais, Democracia e hospitais universitários

O segundo dia foi marcado pela análise da conjuntura nacional e internacional, onde se fortaleceu o discurso de que a classe trabalhadora precisa se unificar independente das diferentes ideologias, pois o inimigo não se encontra entre os trabalhadores e trabalhadoras e sim na ala governista.

Durante a manhã da terça-feira (08), a mesa “Universidades, Direitos Sociais, Democracia e hospitais universitários” discutiu a importância da democracia nas universidades, a Ebserh e as péssimas condições dos hospitais universitários. No período da tarde, foram formados grupos de trabalho, a fim de horizontalizar a discussão entre a categoria. À noite, foi apresentada a prestação de contas da FASUBRA, aprovada pela maioria. Mozart Siqueira, técnico-administrativo da UFRPE, faz parte do atual conselho fiscal da Federação e compôs a mesa. Os documentos aprovados serão disponibilizados no site da federação (www.fasubra.org.br).

Criação da Coordenação LGBTI e ampliação do mandato da direção

Na manhã do dia 10 de maio, os delegados se reuniram em mesas temáticas para debater temas como organização e estrutura sindical, comunicação, raça e etnia, LGBTI, mulheres, relação de trabalho, entre outros. Durante a tarde, teve início a plenária final do Congresso onde foi apresentado e votado o plano de lutas. O destaque vai para duas propostas aprovadas pela plenária: a criação da Coordenação LGBTI e a ampliação do mandato da direção para três anos. Também foi aprovado o Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações para 23 de maio.

Nota da coordenação da FASUBRA: Devido ao volume de sugestões e propostas, a votação do plano de lutas não se deu na íntegra. As questões não apreciadas serão debatidas e votadas em plenária a ser marcada o mais breve possível.

Eleição da nova direção e representantes do SINTUFEPE/UFRPE no Conselho Fiscal

No último dia do CONFASUBRA, 11 de maio, os TAES elegeram a nova direção nacional da FASUBRA, gestão 2018-2021. Confira os resultados:  Chapa 1 – Fasubra Combativa Livre e pela Base 160 votos (14,55%) – 4 coordenações; Chapa 2 – CTB por uma Fasubra Classista e de Luta; 157 votos (13,62%) – 4 coordenações; Chapa 3 – Sonhar Lutar 369 votos (33,33%) – 9 coordenações; Chapa 4 – Ressignificar a Fasubra pela Base 85 votos (7,12%) – 2 coordenações; Chapa 5 – Unir: Unidade, Resistência e Luta 334 votos (31,37%) – 8 coordenações.

Os diretores do SINTUFEPE/UFRPE, Marcos Acioly e José Marcos Lima, farão parte do Conselho Fiscal da Federação. A posse da nova diretoria eleita, que estava prevista para acontecer na tarde do dia 11/05, foi adiada para o início do mês de junho. A lista oficial com os nomes dos novos coordenadores, suplentes e conselheiros fiscais ainda será publicada pela FASUBRA.

Cobertura fotográfica completa no link: https://www.facebook.com/pg/sintufepe.ufrpe/photos/?tab=album&album_id=2097044837207732


Voltar