História

As associações nasceram como embriões do que seriam mais tarde os sindicatos. Assim, a organização em associação dos trabalhadores da UFRPE conduziu a construção do sindicato como conhecemos hoje.

A ASUFERPE – Associação dos Servidores da Universidade Federal Rural de Pernambuco nasceu em 1978, num contexto de ressurgimento do movimento sindical brasileiro quando os trabalhadores, parando as máquinas nas fábricas, retomam a luta pela democracia. Ainda hoje, na UFRPE, muitos dos pioneiros da antiga associação participam dos movimentos e lutas da nova entidade sindical.

Na UFRPE, os primeiros agrupamentos de trabalhadores se reuniam inicialmente com a intenção de promover o lazer, a atividade esportiva e de assistência social, existindo naquela época inclusive uma cooperativa para venda de produtos diversos aos próprios trabalhadores da universidade. Não havia, portanto, um movimento político de caráter reivindicatório.

No Brasil de 1978, o movimento sindical desafiando a Lei de Greve, imposta pelo regime militar, começa uma luta dura e ousada que provoca mudanças importantes no país. Em Pernambuco, a ASUFERPE, organizando os trabalhadores da educação superior, surge para fazer frente a um contexto em que a organização dos trabalhadores se tornou urgente.

Os anos seguintes foram de muitas lutas e fortalecimento do movimento. A ASUFERPE através de discussões, reuniões setoriais e da formação sindical, foi construindo democraticamente a fundação inicialmente do sindicato dos trabalhadores do ensino superior.

Assim é que, em 1992, nasce o SINTUFEPE – Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco. Que continua no caminho do aprimoramento da formação e lutas sindicais, mostrando que, apesar de tantos desafios, desafios presentes mesmo internamente na administração diária do movimento, as conquistas alcançadas são fruto de uma inegável participação coletiva.