TAEs da UFRPE reforçam a luta pela democracia em Assembleia Geral

DSC_0127Apoio à candidatura de Haddad (PT) e Manuela (PCdoB) e participação nos atos contra o fascismo foram alguns dos encaminhamentos

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 24 de outubro de 2018, no auditório da ADUFERPE, a Assembleia Geral Extraordinária dos técnico-administrativos da UFRPE. A atividade fez parte do Dia Nacional de Lutas em Defesa da Liberdade e do Serviço Público e teve como pontos de pauta: 1. Informes; 2. Análise de Conjuntura; 3. Dia Nacional de Lutas em Defesa das Liberdades Democráticas e do Serviço Público; 4. Encaminhamentos.

Para iniciar, foram dados informes sobre as visitas realizadas pelo sindicato às unidades acadêmicas e campi avançados para discutir sobre as 30 horas semanais; última reunião com a reitoria da universidade; os rumos da eleição presidencial no Brasil; entre outros pontos.

Já as falas que nortearam os pontos de análise de conjuntura e o Dia Nacional de Lutas em Defesa da Liberdade e do Serviço Público, se deram por unanimidade no sentido de que o momento é de não dividir a esquerda brasileira, mas sim de unir forças a favor da democracia e contra a ameaça de fascismo trazida pelo candidato Jair Bolsonaro (PSL). Em nota pública divulgada na última semana, o SINTUFEPE/UFRPE se manifestou contra o autoritarismo e o conservadorismo da ultra-direita. E seguindo a orientação da FASUBRA, ressaltou a indicação do voto na candidatura contra o fascismo, votando no 13. (leia a nota na íntegra: http://www.sintufepeufrpe.org.br/index.php/nota-publica-do-sintufepeufrpe-a-favor-da-democracia-e-contra-o-fascismo/)

Comissão das 30 horas e ponto eletrônico – Durante a assembleia foi reforçada a urgência de dar andamento à comissão paritária para discutir sobre as 30 horas com ou sem ponto eletrônico, além da importância da participação da base neste processo. Na ocasião foram escolhidos 03 titulares e 03 suplentes que representarão a categoria nas discussões. Os titulares serão Rogério do Carmo, Raquel de Almeida e Clemildo Alves. Os suplentes são Felipe Nicodemos, Mário José de Aquino e Rosália Ferreira.

Encaminhamentos: 1. Nota de apoio ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (SINTUFF) em greve desde o dia 10 de outubro. Entre as reivindicações estão as 30 horas para todos, contra o ponto eletrônico, pela revogação da EBSERH na UFF, entre outros; 2. Apoio à candidatura de Fernando Haddad (PT) e Manuela D’Ávila (PCdoB); 3. Participar dos atos a favor da democracia e contra o fascismo; 4. Comissão das 30 horas: foram escolhidos 03 titulares e 03 suplentes da base; 5. Realização do Seminário sobre as 30 horas em novembro (data a confirmar); 6. Participar do Seminário dos Assalariados de Pernambuco, no dia 11 de novembro de 2018, na cidade de Vitória de Santo Antão; 7. Apoio aos vendedores independentes atuantes na UFRPE contra a intransigência da administração superior da universidade.

Leia também >> http://www.sintufepeufrpe.org.br/index.php/sindicato-reafirma-a-luta-pelas-30-horas-em-reuniao-com-a-reitoria/

http://www.sintufepeufrpe.org.br/index.php/taes-da-ufrpe-se-mobilizam-contra-a-perseguicao-dos-orgaos-de-controle/

 

 


Voltar